sábado, 29 de dezembro de 2012

Melhoras na criação

Até que enfim, já separei os primeiros goulds das amas. Optei por deixar estes primeiros juvenis mais algum tempo com os bengalins, para não correr riscos, apesar de já comerem bem sozinhos com 45 dias só os separei com cerca de 50 dias para a voadeira.
Parece que senti algumas melhoras, neste mês de Dezembro, não própriamente no número de crias que nasceram, que não foram muitas, mas dei conta de algumas mudanças. Como já tinha comentado antes os meus casais reprodutores andavam a meter poucos ovos por postura (2ou3), nesse aspecto houve melhoras, pois ja apareceram as tais posturas de 4,5,6 ovos. O outro aspecto que melhorou, foi a quantidade de dias entre posturas. Parece que os meus goulds, andavam com pouca vontade, pois só estavam a fazer posturas, de 22 em 22 dias, mais coisa menos coisa, o que é muito tempo concerteza. Este mês parece que atinaram e já vão fazendo posturas de 12 em 12 dias o que já me agrada mais, tenho mesmo um casalito que está a por de 7 em 7 dias.
Penso que estas pequenas melhoras se devem ao facto de ter feito um acerto na luz da sala de criação. Normalmente crio com 13 horas de luz, tenho o temporizador a acender as 4:30 da manhã e a apagar as 7:30 da manhã, o que acontecia era que como a sala de criação fica em local abrigado do sol, apesar de a essa hora já ser de dia, dentro da sala ficava escuro outra vez até cerca das 8 horas, ou seja, depois da luz apagar as 7:30 da manhã a sala de criação voltava a ficar escura por um espaço de tempo de mais 30 minutos sensivelmente. Como a luz é um dos factores que tem mais influência na crição de certeza que era este pequeno pormenor que estava a baralhar as aves . Meti o temporizador a apagar a luz as 8:30 quando já há bastante luz natural, resolvi a situação e os resultados foram imediatos.
Esta é a prova que tem que se ter algum cuidado, quando se utiliza luz artificial, este fator, pode ter uma grande influência durante a criação, do mesmo modo que pode ser utilizado eficazmente, para aumentar o cio das aves e para impedir que os juvenis, fiquem muito tempo sem serem alimentados, também pode induzir mudas de pena não desejadas ou como me aconteceu a mim alterações nas posturas, que no meio da criação, não são situações nada boas.
Mais tarde coloco umas fotos dos juvenis já desmamados.

Sem comentários:

Enviar um comentário