sábado, 14 de setembro de 2013

Tratamento preventivo para a criação

Na época de criações passada, facilitei um  pouco com os tratamentos, os pássaros estavam todos impecáveis á primeira vista e então optei por não complicar, só dei o fp-20-20 e desparasitei com pulmosan e pouco mais. A primeira postura até prometia uma boa época 5 ovos todos galados,  os pássaros nasceram e vingaram sem problemas, mas nas posturas seguintes vi logo que o fp-20-20 não bastou e as salmonelas andavam lá. Em todas as posturas seguintes tive pássaros mortos na casca e dos que nasciam havia sempre em todas as posturas um ou dois que não acompanhava o crescimento dos mais fortes e acabavam por morrer, sempre com o papo cheio, dai não haver duvidas quanto as salmonelas.
 Este ano a história vai ser diferente, não vou facilitar tanto e vou fazer um tratamento mais completo, para tentar evitar o que se passou na época transata.
Como estive fora 3 meses e para facilitar o trabalho á patroa juntei a bicharada toda uns com os outros, para ser mais fácil a manutenção, optei por começar por fazer um tratamento antifúngico pois desconfio que ande ali a proventriculite nos canários e como teve tudo junto pelo sim pelo não... dei o miconstantin, 5 gotas por bebedouro durante 15 dias, não quer dizer que cure mas ajuda com certeza .


 
 Dei o fp-20-20 durante 7 dias consecutivos mas como fiquei com a ideia que não serviu de muito no ano passado, juntei mais qualquer coisinha, que depois se correr bem acabo por divulgar o truque aqui no blogue noutra altura.
 
Após o tratamento com antibiótico, vou dar um probiótico, o ultra levur durante 2 ou 3 dias para repor a flora intestinal.
 
tratamento para a coccidiose, no ano passado não fiz e pelos vistos não foi por isso que me correu mal a criação, mas como á pouco tempo  morreu me um gould com a faca (coccidiose) também não vou facilitar neste aspecto, o pássaro foi-se abaixo e como não tinha ca nada para o tratar em 4 dias morreu, comia mais que o habitual mas tinha o peito todo quilhado, típico da faca.
para a cocidiose vou usar o coccimir, vou dar 6 dias com uma interrupção a meio tal como vem na bula.
 
No fim ainda vou dar vitamina E, até ao fim da primeira postura, é o único produto que ainda me falta comprar. Pelo meio do tratamento e sempre que mudo de produto dou 2 ou 3 dias de aminovit-L
 
Para a desparasitação uso o bogena parasita, uma gota debaixo da asa em cada ave. Basicamente isto é o antigo pulmosan mas com outro nome, é muito eficaz contra os ácaros da traqueia.
 
Para além de já ter desinfectado a sala de criação com o insectornis, muito bom contra os piolhos e outros parasitas, meto também uma gotinha pequena de frontline dos cães e com isto não há mesmo piolho que lhes chegue perto seja preto ou encarnado.
 
Para a desparasitação interna ainda vou dar o intervermes da avizoon durante 2 dias meia colher medida em um litro de agua.
 
Após 20 dias todo o tramento desparasitante é repetido. Este ano vai ser este o tratamento que vou fazer aos meus pássaros, vamos ver como vai correr a criação prognósticos só no fim.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Limpeza a fundo

A época das criações avizinha-se, este ano, por motivos de força maior, vou juntar os goulds 15 dias mais tarde que o costume! Por norma meto os ninhos no início de Outubro, mas este ano só os vou juntar perto do dia 15, algumas das minhas aves ainda são novas e não vale a pena estar a apressar as coisas.
Como tive um tempinho estes dias, aproveitei para arrancar com a limpeza e desinfeção a fundo das instalações, esta para mim é a parte mais chata deste hobbie que tanto gosto, mas enfim, não se pode facilitar com a higiene.
 Como na altura da criação as limpezas são menos frequentes e mais básicas para não incomodar os bichos, teve que ser agora a tal limpeza a fundo que tanto trabalho dá e que todos os anos tem que ser feita! Tirei as gaiolas e fundos tudo para fora da sala de criação e escovei todas, uma a uma com detergente e lixivia, os tabuleiros foram todos lavados com água quente e lixivia, paredes escovadas e limpas. No fim desinfetei tudo com insectornis um desinfetante anti parasitário muito bom, mas com o qual se tem que ter cuidado, pois é irritante para os olhos e garganta, e não deve ser aplicado com as aves dentro das instalações.
Isto de criar passarinhos é muito bonito, mas não é só dar mistura e água e já esta, era bom que assim fosse era, e que as gaiolas se limpassem sozinhas e os fundos das mesmas se trocassem sozinhos e que os comedouros, bebedouros, poleiros, ninhos etc também. Meus caros amigos se temos animais e gostamos deles temos que lhes dar todas as condições possíveis para o seu bem estar e não podemos deixar as nossas aves com 4 dedos de merda no fundo das gaiolas, ou com os bebedouros completamente verdes de tanto verdete que têm, como eu já tenho visto em casa de alguns passarinheiros que se auto denominam de criadores. Em fim observações á parte, como se pode ver pelas fotos, ainda deu uma trabalheira valente, mas depois de feito não custa nada e agora limpeza assim a fundo, só no fim das criações. Até la é só a fazer a manutenção normal, mudar o papel dos fundos todas as semanas e trocar fundos das gaiolas de 15 em 15 dias.