Como tive um tempinho estes dias, aproveitei para arrancar com a limpeza e desinfeção a fundo das instalações, esta para mim é a parte mais chata deste hobbie que tanto gosto, mas enfim, não se pode facilitar com a higiene.
Como na altura da criação as limpezas são menos frequentes e mais básicas para não incomodar os bichos, teve que ser agora a tal limpeza a fundo que tanto trabalho dá e que todos os anos tem que ser feita! Tirei as gaiolas e fundos tudo para fora da sala de criação e escovei todas, uma a uma com detergente e lixivia, os tabuleiros foram todos lavados com água quente e lixivia, paredes escovadas e limpas. No fim desinfetei tudo com insectornis um desinfetante anti parasitário muito bom, mas com o qual se tem que ter cuidado, pois é irritante para os olhos e garganta, e não deve ser aplicado com as aves dentro das instalações.
Isto de criar passarinhos é muito bonito, mas não é só dar mistura e água e já esta, era bom que assim fosse era, e que as gaiolas se limpassem sozinhas e os fundos das mesmas se trocassem sozinhos e que os comedouros, bebedouros, poleiros, ninhos etc também. Meus caros amigos se temos animais e gostamos deles temos que lhes dar todas as condições possíveis para o seu bem estar e não podemos deixar as nossas aves com 4 dedos de merda no fundo das gaiolas, ou com os bebedouros completamente verdes de tanto verdete que têm, como eu já tenho visto em casa de alguns passarinheiros que se auto denominam de criadores. Em fim observações á parte, como se pode ver pelas fotos, ainda deu uma trabalheira valente, mas depois de feito não custa nada e agora limpeza assim a fundo, só no fim das criações. Até la é só a fazer a manutenção normal, mudar o papel dos fundos todas as semanas e trocar fundos das gaiolas de 15 em 15 dias.
Que lindo cãozinho!! :)
ResponderEliminarBoas dicas, mas com tantos medicamentos eles não morrem eu meti o fp 20 20 na àgua e morrem me alguns.
ResponderEliminar