sábado, 14 de setembro de 2013

Tratamento preventivo para a criação

Na época de criações passada, facilitei um  pouco com os tratamentos, os pássaros estavam todos impecáveis á primeira vista e então optei por não complicar, só dei o fp-20-20 e desparasitei com pulmosan e pouco mais. A primeira postura até prometia uma boa época 5 ovos todos galados,  os pássaros nasceram e vingaram sem problemas, mas nas posturas seguintes vi logo que o fp-20-20 não bastou e as salmonelas andavam lá. Em todas as posturas seguintes tive pássaros mortos na casca e dos que nasciam havia sempre em todas as posturas um ou dois que não acompanhava o crescimento dos mais fortes e acabavam por morrer, sempre com o papo cheio, dai não haver duvidas quanto as salmonelas.
 Este ano a história vai ser diferente, não vou facilitar tanto e vou fazer um tratamento mais completo, para tentar evitar o que se passou na época transata.
Como estive fora 3 meses e para facilitar o trabalho á patroa juntei a bicharada toda uns com os outros, para ser mais fácil a manutenção, optei por começar por fazer um tratamento antifúngico pois desconfio que ande ali a proventriculite nos canários e como teve tudo junto pelo sim pelo não... dei o miconstantin, 5 gotas por bebedouro durante 15 dias, não quer dizer que cure mas ajuda com certeza .


 
 Dei o fp-20-20 durante 7 dias consecutivos mas como fiquei com a ideia que não serviu de muito no ano passado, juntei mais qualquer coisinha, que depois se correr bem acabo por divulgar o truque aqui no blogue noutra altura.
 
Após o tratamento com antibiótico, vou dar um probiótico, o ultra levur durante 2 ou 3 dias para repor a flora intestinal.
 
tratamento para a coccidiose, no ano passado não fiz e pelos vistos não foi por isso que me correu mal a criação, mas como á pouco tempo  morreu me um gould com a faca (coccidiose) também não vou facilitar neste aspecto, o pássaro foi-se abaixo e como não tinha ca nada para o tratar em 4 dias morreu, comia mais que o habitual mas tinha o peito todo quilhado, típico da faca.
para a cocidiose vou usar o coccimir, vou dar 6 dias com uma interrupção a meio tal como vem na bula.
 
No fim ainda vou dar vitamina E, até ao fim da primeira postura, é o único produto que ainda me falta comprar. Pelo meio do tratamento e sempre que mudo de produto dou 2 ou 3 dias de aminovit-L
 
Para a desparasitação uso o bogena parasita, uma gota debaixo da asa em cada ave. Basicamente isto é o antigo pulmosan mas com outro nome, é muito eficaz contra os ácaros da traqueia.
 
Para além de já ter desinfectado a sala de criação com o insectornis, muito bom contra os piolhos e outros parasitas, meto também uma gotinha pequena de frontline dos cães e com isto não há mesmo piolho que lhes chegue perto seja preto ou encarnado.
 
Para a desparasitação interna ainda vou dar o intervermes da avizoon durante 2 dias meia colher medida em um litro de agua.
 
Após 20 dias todo o tramento desparasitante é repetido. Este ano vai ser este o tratamento que vou fazer aos meus pássaros, vamos ver como vai correr a criação prognósticos só no fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário