sábado, 17 de novembro de 2012

Dia de tratar da passarada

Hoje dediquei a manhã inteiramente aos pássaros, estive a lavar os bebedouros e comedouros com água com detergente e lixivia, como costumo fazer pelo menos uma vez por semana.
A higiene no espaço de criação é a meu ver ver um ponto essencial para se ter algum sucesso nas criações, pelo que eu, sempre que posso faço uma faxina ao material todo.
Dei mistura aos goulds e aos bengalins que chegue para uma semana, pois por motivos profissionais vou estar fora de casa uns dias e não quero dar trabalho à patroa. Troquei os jornais que utilizo nos tabuleiros por jornais limpos, coisa que faço praticamente sempre que dou comida aos pássaros. 
Acabei por trocar dois casais de goulds que não se estavam aceitar muito bem. Os goulds às vezes têm destas coisas e quando não se aceitam bem, não vale a pena insistir, que normalmente não dá em nada, por isso troquei os casais, pode ser que assim se aceitem melhor. Hoje acabei também por anilhar os dois primeiros goulds com anilhas de 2013. Os primeiros seis que nasceram tive que os anilhar com anilhas de 2012 que me sobraram. A chegada das anilhas do ano 2013 estava prevista para o início de outubro, mas só as recebi dia 12 de novembro, vieram atrasadas mas enfim, o que se há-de fazer. 
Os pequenos goulds estão a desenvolver-se bem, apesar de que a esta altura já contava ter mais pássaros nascidos, mas tive alguns casais que, ou por não se aceitarem bem, ou por outros motivos que me transcedem, ainda não arrancaram, o que a esta altura do campeonato não é nada bom sinal. Mas nem tudo são más noticias, pelo menos os bengalins até à data estão a ser exemplares ainda não me deixaram morrer nenhum pássaro e as poucas vezes que vou espreitar aos ninhos para ver se está tudo bem os pequenos goulds têm sempre o papo a rebentar de cheio. Vamos ver daqui para a frente se as coisas ganham rumo.

Sem comentários:

Enviar um comentário