segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Remoção de quistos

Um dos problemas mais comuns que existe com as aves de pena larga, é o facto de terem alguma tendência para ganhar os chamados quistos de pena. Hoje trago-vos aqui um exemplo de uma ave das minhas, em que esse problema se fez notar. Julgo que 90% dos criadores que conheço, a descartariam imediatamente, mas como esta fêmea de vermelho mosaico, até não é um mau exemplar de todo decidi tentar recuperá-la.Vou então explicar passo a passo como remover os quistos fazendo uma pequena cirurgia.

Material necessário: água oxigenada, betadine, compressas,
cotonetes, pinças pequenas, uma lâmina de bisturi e adesivo liquido.   


Deve-se arrancar as penas em toda a zona do quisto deixando este bem visivel.
 

Como se vê bem nestas fotos o quisto cresceu a tal ponto que o seu tamanho é quase o da cabeça de um dedo da minha mão, pelo que que se não fosse removido esta ave morreria de certo.

 
 

De seguida desinfecta-se o quisto com betadine, com a lâmina de bisturi faz-se uma pequena incisão na pele por cima do quisto e com a pinça inicia-se a remoção do quisto, sempre com muito cuidado para não provocar grandes perdas de sangue à ave pois basta perder meia dúzia de gotas para o animal morrer.

Nesta foto já foi retirada a totalidade do quisto.
 

Aqui é visivel o excesso de pele que fica após a remoção do quisto.

Após a remoção do quisto é aplicado o adesivo liquido, próprio para pequenos cortes,para colar assim os excessos de pele e fechar a incisão.

Aplicação do adesivo liquido.

Depois de aplicar o adesivo liquido é necessário aplicar uma ligeira pressão com um cotonete para unir as peles e deixar secar durante alguns minutos.
Nas fotos que se seguem é bem visivel todo o quisto já removido.
 
 


Apesar deste procedimento parecer bastante invasivo, extraordinariamente a ave não sentiu qualquer tipo de dor, não esperneou uma unica vez, nem tentou fujir esteve sempre muito sossegadinha, penso que um tumor deste tamanho deve causar tanta pressão no animal que quando é removido o animal sente mais alivio do que dor e a prova disso é que quando a coloquei na gaiola sozinha pulou logo de poleiro em poleiro como se nada fosse.

Sem comentários:

Enviar um comentário